Livros Fantasma é uma nova editora com sede em São Paulo. Nascemos para fazer publicações de grande esmero gráfico e editorial, em que a forma tenha o mesmo valor do conteúdo. Num catálogo que investe em artes visuais, literatura, fotografia, desenho, ensaios e ciências naturais, esperamos que nossos livros reverberem não apenas intelectualmente, mas de modo táctil e visual. Acreditamos no livro enquanto suporte fértil, potente e duradoro, enquanto objeto importante no mundo cada vez mais digitalizado, confuso e volátil.

São Paulo
2017

/

oi@livros-fantasma.com

instagram: @livrosfantasma
facebook: /livros-fantasma

AS COLEÇÕES

Em seu momento inicial, a editora contou com apoio do edital ProAC, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e da Fedrigoni Papéis Especiais, para publicar e distribuir gratuitamente livros na capital e no interior.

As coleções trazem séries de volumes de fotografia, artes visuais, desenho, ensaios, ciências naturais e literatura, totalizando 12.000 exemplares, numa ação que apresenta o trabalho dos autores e artistas, ao mesmo tempo que propaga a ideia de publicar como uma atividade acessível, para um público ainda pouco familiarizado com a cultura guerrilheira do ‘fanzine’ e com as oportunidades que existem hoje para este tipo de objeto.

OS EVENTOS

Foram 8 eventos de distribuição gratuita dos títulos contemplados pelo ProAC no interior do estado de São Paulo:

16/03 – Campinas + Sorocaba
21/03 – Jundiaí + Várzea Paulista
23/03 – Piracicaba + São Carlos
24/03 – Limeira
27/03 – Itu

E mais 8 eventos pela cidade de São Paulo:

20/03 – Jabaquara
22/03 – Santo Amaro + Ipiranga
25/03 – Pirituba + Itaquera
26/03 – Capão Redondo + Praça da Sé
28/03 – Grajaú

SOBRE OS CRIADORES

Mateus Acioli é designer gráfico, artista visual e editor. Desde 2006 trabalhou em diversos estúdios e agências em projetos de design gráfico, ilustração, impressos e experimentos gráficos. Clientes incluem Sesc São Paulo, Casa do Povo, Teatro Oficina, Revista 7a, Stella Artois e Folha de S. Paulo. Publicou histórias em quadrinhos na antologia Work e Sunday da editora italiana Delebile, na revista mexicana Tétanos, na eslovena Strip Burger e outras. No Brasil, nas revistas Samba, Amarello, e GibiGibi, da qual também é editor. Em 2014 lançou a graphic novel Torpor, parte da coleção Franca da Narval Comix, dirigida por Rafael Coutinho. Coeditor do jornal de quadrinhos Suplemento, jornal gratuito de quadrinhos, cuja tiragem de 5.000 exemplares visa divulgar e promover quadrinhos enquanto linguagem, alcançando novos públicos.

 
 
Natalia Zapella é designer gráfica e editora de arte. Formada em 2007 pelo Centro Universitário Senac, trabalhou nas áreas de web e comunicação corporativa antes de se dedicar exclusivamente aos livros. Foi finalista do Prêmio Fernando Pini de Excelência Gráfica, na categoria “Livro de texto”, pelo projeto do livro Prudência Notarial, em 2012, e em 2015 teve seu projeto selecionado para a residência artística no Women’s Studio Workshop, em Rosendale, NY, onde criou o próprio livro, Nights, the cosmos and I – escreveu o poema, ilustrou, imprimiu, dobrou, encadernou e bordou cada exemplar de uma tiragem de luxo de 60 livros. Trabalhou como editora de arte de literatura infantojuvenil na Edições SM por dois anos, e hoje atua como freelancer, criando projetos gráficos para editoras como Melhoramentos, Sextante, Patuá e Sesc.
 
 
Victor Gaspari Canela, formado em Cinema pela Universidade Federal de São Carlos, é roteirista e produtor cultural. Sócio-fundador da produtora de animação Split Studio, de 2009 a 2015 atuou como roteirista-chefe e diretor de criação na casa. Além de trabalhar na criação de peças para clientes como NET, PepsiCo e Editora Globo, seus projetos em animação infantil foram contemplados em prêmios dos canais Cartoon Network, TV Escola e TV Brasil. Atua na área editorial desde 2012, publicando a revista Antílope, híbrido de antologia e crítica de quadrinhos, premiada pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo em 2014.